30 abril 2015

Leituras no 1º ciclo durante a Semana da Leitura

  • Professora Manuela Caeiro - Mediadora de Leitura voluntária

Foi nos dias 17, 18 e 19 de março, no âmbito da Semana da Leitura e da dinamização dos Cantinhos de Leitura das unidades escolares de Castelo-Poente, que a professora de Português aposentada e Mediadora de Leitura voluntária, Manuela Caeiro, a convite da professora bibliotecária, realizou várias sessões de mediação de leitura nas turmas dos 3º e 4º anos. 


 A obra escolhida  intitula-se Yara/Iara, de Margarida Botelho, e descreve o dia-a-dia de duas meninas, uma brasileira pertencente à comunidade dos índios Kaiapós, que vive perto do rio Amazonas,  e a outra portuguesa, residente em Almada, junto ao rio Tejo. O livro evidencia as semelhanças e as diferenças entre as duas meninas de culturas distantes  e termina com o Jogo do Encontro, que como o próprio nome sugere, tem como objetivo o encontro entre as duas meninas.


Os alunos gostaram muito e os professores também. As sessões  foram animadas e alegres! 
Oxalá a professora Manuela tenha disponibilidade para voltar!


            Blogue da professora Manuela: manuela-quartocrescente.blogspot.pt







Uma turma entrevistou a professora Manuela 

1 comentário:

  1. Estes seis encontros representaram momentos intensos, pedagógicos e divertidos. Margarida Botelho levou-nos a viajar... e permitiu-nos concluir que somos iguais, apesar das diferenças! (E muito mais!) Gostei muito! Agradeço o acolhimento e a simpatia de todos. Portanto..., prevejo que as próximas sessões sejam em maio... ;-)

    ResponderEliminar

BEM VINDOS...

...ao blogue da Biblioteca Escolar da escola sede do Agrupamento de Escolas Navegador Rodrigues Soromenho