Leitura
por prazer tem diminuído entre os adolescentes
Num estudo recente – “Children,
teens and Reading, a common sense media research” – chegou-se à conclusão de
que não só o número de leitores diminui à medida que vão ficando mais velhos
como, nas últimas três décadas, tem diminuído bastante o número de leitores
adolescentes. 45% dos adolescentes com 17 anos dizem que leem por prazer apenas
um ou dois livros por ano.
Em 1984, 8% dos
adolescentes com 13 anos e 9% dos que tinham 17 afirmaram que nunca ou quase
nunca liam por prazer. Em 2014 esse número quase triplicou para 22% e 27%,
respetivamente.
As raparigas tendem a
ler mais do que os rapazes. Enquanto apenas 18% dos rapazes afirma ler
diariamente, as raparigas que o fazem são 30%.
Os pais também estão
a ler cada vez menos para os seus filhos. Em 1999, crianças entre os 2 e os 7
anos ouviam os seus pais ler-lhes durante pelo menos 45 minutos diários. Em
2013, o tempo de leitura dos pais diminuiu para 30 minutos diários.
Os investigadores
também encontraram disparidades entre diferentes grupos étnicos. 75% das crianças
brancas têm os seus pais a ler-lhes diariamente, enquanto os pais das crianças
negras são 66% e os das crianças
hispânicas 50%. Essa diferença pode também levar a disparidades entre as
crianças a nível educacional. Em 2013, 46% das crianças brancas que frequentavam
o 4º ano eram leitores proficientes, enquanto apenas 18% de crianças negras e
22% de crianças hispânicas liam de acordo com o nível de escolaridade
frequentado. Essas diferenças verificaram-se também no 8º ano.
O declínio da leitura
por prazer é normalmente justificado com o avanço tecnológico, isto é, as
crianças preferem enviar mensagens a ler. No entanto, a educação também poderá
ter alguma influência neste facto. Não é nenhuma surpresa haver 59% de crianças
com 9 anos a ler por prazer todos os dias, mas apenas 19% de adolescentes com
17 anos. Pois é, os adolescentes têm mais “posts”
para colocar no instagram ou facebook, mas também têm mais trabalhos de casa
para fazer. Apesar disso, é impossível ignorar o papel da tecnologia: agora 45%
dos adolescentes de 17 anos dizem só ler uma ou duas vezes por ano, mas em
1984, 64% dos adolescentes dessa faixa etária admitia ler pelo menos uma vez
por semana.
Neste estudo, os
investigadores também analisaram os efeitos da leitura eletrónica ou digital,
que parece estar a aumentar e a substituir a leitura em papel, mesmo entre
crianças e adolescentes: em 2010, 66% das crianças entre 9 e 17 anos afirmava
manter-se fiel ao livro em papel em detrimento do e-book; esse número baixou
para 58% em apenas dois anos.
Notícia
do time.com de 12 maio 2014 por Charlotte Alter
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