10 abril 2014

A internet

Benefícios e desafios da cibercultura
"A cibercultura é uma realidade que rapidamente altera costumes e estilos de vida do mundo contemporâneo, especialmente no que diz respeito à educação dos jovens. Sair de casa com um caderno para consultar alguns livros na biblioteca pública é uma atividade praticamente pré-histórica, pois a informação nunca foi tão facilmente encontrada como ocorre através dos sites na Web. 
A grande maioria dos adolescentes cresce como um mouse em uma das mãos, um controle remoto na outra e um monitor à sua frente. Bill Gates, o fundador da Microsoft, frequentemente se refere à nova geração como "Geração E", fazendo uma referência ao impacto eletrônico sobre esta geração. Os adolescentes estão sempre "conectados" e ativos no mundo online. Para eles a internet é uma fonte primária de informações. Além do mais, através de e-mails, programas de mensagem instantânea como o MSN Messenger e o Skype, os alunos podem compartilhar informações, questões e trabalhos escolares com uma velocidade sem precedentes na história da educação.
Qualquer professor que queira se manter atualizado e que verdadeiramente procure se comunicar com os seus alunos não poderá limitar-se ao espaço da sala de aula, mas terá que se colocar disponível através do mundo virtual. Várias escolas já adotaram equipamentos digitais e interativos para dinamizar a transmissão de conhecimento.

A internet também instalou o fenômeno blog entre os seus usuários. O espaço virtual é agora um condomínio de milhares de blogs (uma versão popular de web-logs, ou seja, publicações diárias na Web) para diferentes usuários. Ao contrário do que muitos pensam, os blogs não são apenas brincadeiras de adolescentes, mas espaços seriamente ocupados por empresários, jornalistas, doutores,  acadêmicos e religiosos que querem "deixar sua mensagem". Há blogs pessoais, profissionais, culturais, educacionais, fotoblogs e outros. 



De acordo com um estudioso nesta área, aqueles que querem liderar ou influenciar a cultura deveriam aprender a se beneficiar deste poderoso instrumento de comunicação.Alguns desses blogs se tornam tão populares que acabam sendo publicados como livros para instruir o pequeno universo que não tem o costume de navegar pela internet, à procura dos mesmos. E como todos gostam de saber algumas “coisinhas sobre os outros” o voyerismo torna-se um fenômeno crescente. 

A princípio, a cibercultura oferece várias vantagens e benefícios aos usuários e isso justifica a sua popularidade. Alguns dos exemplos acima podem ser utilizados para desenvolver as interações sociais, motivar a leitura e a escrita, bem como abrir possibilidades comerciais para um universo que estava oculto. Todavia, como toda subcultura é essencialmente imprevisível, o universo cibernético também oferece alguns desafios e até perigos. Por exemplo, a julgar pela forma como os jovens abreviam palavras e inventam novos termos para facilitar a digitalização, qualquer professor diria que a geração eletrônica banaliza e mutila a gramática de qualquer idioma, embora existam opiniões de especialistas que contrariam essa previsão. Alguns estudiosos também indicam que muitos adolescentes que não apresentam  dificuldades de se comunicar no mundo virtual não conseguem dialogar com seus pais nem com os amigos no mundo real. Dessa forma, o universo da cibercultura requer uma avaliação mais atenciosa."


Referências: Benefícios e Desafios da Cibercultura, por Valdeci da Silva Santos. Disponível em: <http://www.igrejasuica.com.br/estudos/cibercultura.pdf>


"Navegar com Segurança"  alerta para  os perigos da Internet

O livro “Navegar com Segurança”, coordenado por Rosário Carmona e Costa (psicóloga clínica) e Carlos Nunes Filipe (psiquiatra e professor na Universidade Nova de Lisboa) ensina pais e educadores a proteger as crianças dos perigos/riscos da internet e alerta para algumas particularidades das  atividades desenvolvidas online.
O objetivo do livro é ajudar os pais e educadores a conhecerem melhor o mundo da internet, para garantirem que as crianças não correm riscos e navegam de forma segura e prevenida.

Sem comentários:

Enviar um comentário