28 março 2014

Prémio de ilustração para o livro O meu avô

Notícia do Público de 26 de março de 2014.

meuAutora portuguesa foi premiada entre 41 ilustradores de todo o mundo.
A ilustradora Catarina Sobral venceu um prémio internacional de ilustração, atribuído pela Feira do Livro Infantil de Bolonha (Itália), com o livro O meu avô, foi esta quarta-feira anunciado.
O prémio, no valor de 21 mil euros, é patrocinado pela editora Fundación SM e destina-se a jovens ilustradores que tenham sido selecionados para a exposição anual de ilustração da Feira do Livro Infantil, que está a decorrer em Bolonha.
Catarina Sobral, nascida em Coimbra em 1985, tinha sido selecionada para a exposição deste ano com ilustrações originais do álbum ilustrado O meu avô, editado em Fevereiro pela Orfeu Negro.
A autora portuguesa, que assinou apenas três livros para a infância e juventude, foi premiada entre 41 ilustradores de todo o mundo, com menos de 35 anos, que participaram na exposição.
O júri do prémio, que integrou Roger Mello (Brasil), Sophie Van der Linden (França) e Pablo Núñez (Espanha), elogiou na obra de Catarina Sobral “a referência à tradição gráfica dos anos 1950, com uma interpretação contemporânea, e a composição da imagem baseada em básicas figuras geométricas”.
Além de O meu avô – que deverá ser editada em língua espanhola pela Fundacion SM – , Catarina Sobral é autora dos livros Greve e Achimpa.
A feira do Livro Infantil de Bolonha – a mais importante feira de negócios do mercado livreiro de literatura para crianças e jovens – termina na quinta-feira.

Sem comentários:

Enviar um comentário